domingo, 6 de abril de 2014

Frutas, verduras e legumes: nos ajudam a viver mais e melhor!!

Olá pessoal,
Nosso post de hoje vem para reforçar e comprovar o quanto as frutas, verduras e legumes são VITAIS para a saúde do nosso organismo!
Este estudo recente analisou a relação entre o consumo destes alimentos e a sobrevida humana.
Neste estudo, o consumo de frutas, legumes e verduras (FLV) foi avaliado em uma população de 71.706 participantes ( 38.221 homens e 33.485 mulheres) com idades entre 45 e 83 anos. Durante 13 anos de seguimento destes indivíduos, houveram 11.439 mortes ( 6.803 homens e 4.636 mulheres).
Quando compararam os dados destes individuos com o consumo de FLV eles perceberam que quem comia menos porções de FLV tiveram menor sobrevida e maiores taxas de mortalidade.
Aqueles que não consumiam FLV viveram 3 anos a menos e tiveram uma taxa de mortalidade 53 % maior do que aqueles que consumiam 5 porções de frutas e verduras ao dia.
Quando eles analisaram o consumo de frutas  e legumes separadamente perceberam que aqueles que não comiam frutas viveram 19 meses a menos do que aqueles que comiam 1 fruta ao dia.
Além disso, as pessoas que consumiam 3 porções de legumes ao dia viveram 32 meses a mais do que aqueles que não consumiam vegetais.  
O mais interessante é que os pesquisadores fizeram a análise de dados considerando fatores associados que poderiam interferir nos resultados encontrados. Desta forma, eles analisaram os dados de forma que aspectos como o sexo dos participantes, o peso corporal, a realização de atividade física e o consumo de fumo e de álcool não confundissem a real influência que o consumo de FLV teria sob a sobrevida da população. E olha só, corrigindo estas variáveis os resultados que tinham achado permaneceram, indicando a consistência do efeito da variável em estudo (consumo de FLV) sobre os desfechos avaliados (mortalidade e tempo de vida no período).
Desta forma, o estudo concluiu que o consumo de menos de 5 porções diárias de frutas e verduras está associado a menor sobrevida e a maiores taxas de mortalidade.
Já comeu suas porções de FLV de hoje?? Fica a dica!



 
REFERÊNCIA UTILIZADA:
Andrea BellaviaSusanna C LarssonMatteo BottaiAlicja Wolk and Nicola Orsini. Fruit and vegetable consumption and all-cause mortality: a dose-response analysis. Am J Clin NutrAugust 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário