domingo, 30 de março de 2014

Comer em família é bom demais!!

Hoje estou vindo aqui para lembrar sore uma coisa MUITO importante!
Comer não é somente o ato de colocar nutrientes no organismo... comer é algo MUITO maior do que isso! Comer envolve gostos, sabores, valores, emoções, prazer, socialização, dentre uma infinidade de outras coisas por aí!
 Ahhh... não vim só com blá-blá-blá... vim trazer um estudo que veio comprovar isso! Que veio mostrar o quanto se alimentar em família, por exemplo, é muito importante para a saúde das crianças, sendo capaz até mesmo de prevenir a obesidade infantil nas famílias!

Vamos ver como foi isso?

 
Neste estudo foram estudados de 190 pais e 148 crianças. Eles observaram várias coisas, como por exemplo sobre quantos dias, em uma semana típica, os pais participavam do jantar junto com os seus filhos, se conversavam neste momento e se a TV estava ligada durante o jantar. Ou seja, o estudo não viu somente o que era consumido no jantar, mas também a interação familiar envolvida no momento da refeição.
 
Os resultados demonstraram que os adultos e crianças de famílias que se reúnem para comer, que ficam na mesa até a última pessoa terminar e que mantém a TV desligada durante o jantar, têm um peso mais adequado do que outras crianças que não tinham isso. Além disso, o hábito de comer em qualquer outro lugar sem essa interação familiar estava associado a um maior índice de massa corporal, tanto nos pais quanto nas crianças.
 
Os estudiosos dizem que isso pode estar relacionado ao fato de que uma interação familiar positiva durante o momento da refeição é capaz de diminuir a necessidade da criança comer demais por causa de ansiedade, angústias e outras questões relacionadas ao seu dia a dia.
 
Desta forma, minha dica de hoje é: vamos valorizar mais os momentos das nossas refeições e enriquecê-la não só com alimentos saudáveis, mas também com a alegria e o prazer que a convivência ao lado de pessoas que amamos e queremos bem é capaz de trazer! Isso não fará só bem para saúde do corpo, mas com certeza também para a saúde da alma!!
 
REFERÊNCIA UTILIZADA:
Wansink B,  van Kleef E. Dinner rituals that correlate with child and adult BMI. Obesity (Silver Spring). 2013 Oct 1. doi: 10.1002/oby.20629. [Epub ahead of print]

Nenhum comentário:

Postar um comentário