domingo, 13 de abril de 2014

Cacau e chocolate!

A Páscoa está chegando e com ela a tradição de comer chocolate!
Atendendo a pedidos, a matéria dessa semana vem falar sobre os benefícios do cacau do nosso querido chocolate!
O chocolate foi originado a partir do México, onde os maias, incas e astecas cultivavam o cacaueiro. Nesta ocasião, ele era visto como um afrodisíaco, acessível apenas para pessoas com maior poder aquisitivo. Hoje em dia o cacau é cultivado principalmente na África Ocidental, Indonésia e Sri Lanka.

No passado, devido aos seus efeitos sobre a saúde, foi considerado a bebida dos deuses, uma associação que deu origem ao nome científico da árvore de cacau, Theobroma cacao, das palavras gregas Theo (Deus) e broma (bebida).
Na verdade, este nome é um símbolo da importância social, religiosa e econômica do chocolate!!
 
O que tem no cacau do chocolate?


No chocolate que comemos, o cacau está presente principalmente em forma de massa ou pasta de cacau.
O cacau contém grandes concentrações de flavonóides, epicatequinas, catequinas, e procianidinas. O chocolate que tem mais cacau contém quantidades maiores de flavonóides do que o chocolate ao leite. Além disso, os efeitos biológicos dos flavonóides também podem ser maiores no chocolate com maior teor de cacau porque o leite no chocolate ao leite pode diminuir a absorção intestinal dos flavonoides.
O cacau também tem teobromina, metilxantinas e cafeína, que são compostos nitrogenados estimulantes do sistema nervoso central, diuréticos e relaxantes do músculo liso.
Além disso, o cacau também contém minerais como potássio, fósforo, cobre, ferro, zinco e magnésio, que potencializam os benefícios do chocolate para a nossa saúde.
 
O chocolate e sua relação com a saúde
O cacau e o Chocolate são conhecidos pelo sabor delicioso e seus efeitos na saúde ao longo dos séculos.
 
Descobertas sobre os compostos fenólicos biologicamente ativos no cacau estimularam pesquisas sobre seus efeitos no envelhecimento, no estresse oxidativo, na regulação da pressão sanguínea e na aterosclerose, mostrando o enorme potencial antioxidante presente no cacau. 
Desta forma, o cacau e os produtos à base de cacau, tais como o chocolate são uma das principais fontes naturais de flavonóides alimentares, devido ao seu elevado teor de polifenóis, epicatequinas, catequinas e procianidinas.
 
E os efeitos do cacau e do chocolate na nossa saúde?
Graças ao avanço das pesquisas, vias metabólicas do cacau tem sido mapeadas, trazendo informações essenciais sobre o papel do cacau no nosso organismo.

O cacau tem sido relacionado com benefícios:
 
- Na sensibilidade insulínica;
 
- Na pressão arterial;
 
- Na saúde cardiovascular;

- Inibindo disfunção plaquetária (que é uma característica de lesões ateroscleróticas); 
- Anti - estresse, por aumentar os níveis de serotonina;
- No controle da obesidade;
Estudos tem mostrado que o cacau atua na regulação da expressão de diversos genes relacionados com o metabolismo de gorduras e no aumento expressão de genes associados com a termogênese, contribuindo para o controle do peso corporal.
 
- Anti-inflamatórios e anti-alérgicos;
 
- Na imunidade (defesa) do organismo;
 
- Antioxidantes; 
- Na proteção dos neurônios, na melhora da capacidade cognitiva e do humor.
 
Contudo, vale ressaltar que isso tudo tem sido relacionado com o consumo de cacau. Ou seja, para conseguirmos ter esses benefícios, precisamos dar preferências a chocolates que possuam maiores quantidades de cacau!
Os flavonóis apresentam um sabor amargo (por isso que aqueles chocolates com mais cacau são também conhecidos como chocolates amargos). Por isso, os fabricantes têm estabelecido técnicas de processamento do cacau, que eliminam a amargura, mas também eliminam os flavonoides! Para você ter ideia, cerca de até 90% dos flavonóides podem ser perdidos devido ao processamento do cacau!
 
Dicas para você escolher o melhor chocolate:
- Olhe a lista de ingredientes do chocolate que você vai comprar e dê preferência a aquele que tenha a massa ou pasta de cacau como primeiro ingrediente;
- Evite as versões ao leite e branco: eles possuem muito açúcar, mais gordura saturada e pouco cacau!
 
 
 
REFERÊNCIAS UTILIZADAS:
- Latif R. Health benefits of cocoa. Curr Opin Clin Nutr Metab Care. 2013 Nov;16(6):669-74.
- Latif R. Chocolate/cocoa and human health: a review. Neth J Med. 2013 Mar;71(2):63-8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário