terça-feira, 30 de abril de 2013

Dicas para diminuir consumo de sal

Bom, a gente acabou de ver que o elevado consumo de sódio e sal estão relacionados com a hipertensão arterial e com a mortalidade devido à complicãções cardiovasculares...
 
Daí me perguntaram... então, o que podemos fazer para diminuir o consumo de sódio já que tudo que vemos ao redor tem acréscimo do mesmo?
 
Primeiramente é importante afirmar que o sódio é importante para nosso organismo funcionar normalmente, mas que em excesso ele já tem esses efeitos adversos na nossa saúde... por isso é que existem valores de recomendação!
 
A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo MÁXIMO de 2000mg de SÓDIO por pessoa ao dia, o que equivale à 5 gramas de sal ou à uma colher rasa de chá! Essa é a quantidade suficiente manter nosso organismo funcionando adequadamente e manter nossa saúde!
 
Contudo, como é de se esperar, estudos mostram que a maior parte dos brasileiros consome praticamente o DOBRO dessa recomendação e isso pode ser explicado pelo fato de o sódio estar presente na maior parte dos alimentos industrializados, tal como vimos no post anterior...
 
Então aqui vão algumas dicas para nos "mantermos na linha" com relação ao consumo de sódio, de acordo com a CGAN (Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição):
 
1) Evite a utilização de temperos prontos e caldos concentrados, eles são ricos em sódio, glutamato monossódico, dentre outros. Para você ter uma idéia do que estou falando, confira abaixo os resultados obtidos após análise de diversas marcas de temperos prontos pelo Pró Teste (Associação Brasileira de Proteção ao Consumidor).
 
clique na imagem para visualizar melhor 
 
2) Por isso mesmo é MUITO importante ler os rótulos das embaagens e averiguar o teor de sódio dos alimentos que você consome. Se a quantidade de sódio presente for MAIOR do que 400mg em 100g do alimento, você já pode considerar o alimento rico em sódio. Deixo abaixo algumas instruções básicas para quando você for ver o rótulo da embalagem...
 
 
 
 
 
3) Utilize ervas desidratadas, temperos naturais, pimenta e sucos de frutas para temperar os alimentos. Aqui vai uma receitinha de como preparar o sal de ervas!
 
 
4) Reduza aos poucos o sal, assim seu paladar irá se acostumar melhor com o novo sabor! As papilas gustativas presentes na nossa boca, que identificam o gosto salgado, demoram cerca de 3 meses para se adaptar à uma dieta reduzida em sal. Por isso, é questão de tempo o costume à uma dieta mais saudável e pobre em sódio. Pense nisso!

 
 
 
 
4) Não utilize saleiro á mesa e não acrescente sal no alimento depois de pronto!!
 
 
 
 
 
Ficam todas essas dicas para vocês!!!!!! Vamos juntos rumo à uma alimentação mais saudável e sem excessos!!

 
 
Referência utilizada: Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição - CGAN < http://nutricao.saude.gov.br >
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário