Já sabíamos que a beterraba é rica em diversas vitaminas e minerais, além de fibras... aspectos nutricionais que conferem a ela inúmeros benefícios à saúde... revigorando nossa energia, melhorando nossa memória, auxiliando em problemas de pele, distúrbios circulatórios, aumentando a resistência imune, dentre outros... Até mesmo o pigmento na beterraba, a Betanina, que dá sua cor rosa intensa, pode ajudar na prevenção do câncer!
Agora ainda surgem mais novidades... coloco aqui hoje um estudo bem recente que sugere que a beterraba também pode ajudar no controle da pressão arterial...
Pessoas com pressão arterial elevada que beberam cerca de 250ml (1 copo) de suco
de beterraba ao dia tiveram uma diminuição da pressão arterial em cerca de 10
mmHg. Este efeito foi mais intenso no período de 3 a 6 horas após o consumo do
suco, mas ainda percebiam-se efeitos até 24 horas depois do consumo.
A beterraba possui uma substância chamada nitrato, que, quando consumida
é convertida a um composto químico chamado nitrito e, em seguida, para o óxido
nítrico no sangue. O óxido nítrico é um gás que "alarga" os vasos sanguíneos e
auxilia no fluxo de sangue.
O suco consumido no estudo continha cerca de 0,2 g de nitrato, níveis que
também podemos encontrar ao consumir uma bacia grande de alface ou cerca de duas
beterrabas médias. Outros alimentos fontes de nitrato são a acelga, espinafre, rabanete, agrião, salsa, couve, nabo, aipo, brócolis, couve flor, pepino, cenoura......... enfim, dá pra perceber que uma alimentação variada e colorida com muitas folhas e vegetais dá pra garantir a presença do nitrato na dieta do dia a dia, pois, como podemos perceber neste estudo, uma pequena quantidade de nitrato já é
capaz de gerar um efeito bastante significativo.
No Brasil, a prevalência atual estimada de hipertensão é de 35% na população acima de 40 anos. Isso representa em números absolutos um total de 17 milhões de portadores da doença, segundo estimativa de 2004 do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). O diagnóstico de hipertensão arterial, é um fator de risco muito importante para doenças cardíacas e derrames.
Neste sentido, podemos ver mais um beneficio (dentre os inúmeros outros) de consumir vegetais... comer vegetais proporciona uma alimentação rica em vários nutrientes e fibras, podendo ser uma forma acessível e de baixo custo para controlar direta e indiretamente doenças crônicas, tais como a hipertensão.
Referências utilizadas:
Ghosh et al. Enhanced Vasodilator Activity of Nitrite in Hypertension Critical Role for Erythrocytic Xanthine Oxidoreductase and Translational Potential. Hypertension. published online April 15, 2013.
Portal da Saúde - SUS < http://portal.saude.gov.br>
Nenhum comentário:
Postar um comentário