quarta-feira, 1 de maio de 2013

Ficar sentado por longos períodos está associado ao aumento da prevalência de doenças crônicas

E neste feriado do Dia do Trabalho...........

.............Pois é, pessoal, é realmente o que parece: ficar sentado por longas horas está associado a um risco aumentado de desenvolver doenças crônicas, como diabetes, câncer e doenças cardíovasculares, segundo um estudo recente publicado no International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity.
O estudo foi realizado em uma amostra de 63.048 homens australianos com idades entre 45 e 65 anos. Os homens foram convidados para relatar o número de horas que passavam sentados, bem como se eles tinham alguma doença crônica.
A partir disso eles perceberam que os homens que ficavam sentados por mais de 4 horas/dia tinham um risco significativamente maior de desenvolver doença crônica em comparação com os que estavam sentados por menos de 4 horas.
Além disso, a prevalência de doenças crônicas aumentava de acordo como o número de horas que os participantes passavam sentados.

Estes dados são muito importantes... Nós já sabemos que as pessoas mais fisicamente ativas possuem menores riscos de desenvolverem doenças crônicas quando comparadas com as pessoas menos ativas fisicamente e sedentárias, mas o que este estudo traz de novidade é que precisamos observar não somente o grau de atividade de uma pessoa, mas também o período de tempo contínuo que ela passa sentada... pois a quantidade com que ela passa sentada também parece influenciar na saúde.

No entanto, uma questão que permanece neste estudo é se a quantidade de tempo em que se permanece sentado foi a responsável pelo desenvolvimento de doenças crônicas, ou se aqueles com doenças crônicas foram mais propensos a ficarem sentados por mais horas... e isso ainda precisa ser investigado... (quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha??)
Mas, mesmo assim a mensagem que deixo aqui hoje é a de que é importante se movimentar e se exercitar! Isso previne doenças, mas também nos permite aproveitar melhor os nutrientes que consumimos diariamente e também contribui numa melhor qualidade de vida! 
 
Referência utilizada: "Emma S George, Richard R Rosenkranz, and Gregory S Kolt. Chronic disease and sitting time in middle-aged Australian males: findings from the 45 and Up Study". International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity 2013, 10:20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário