quarta-feira, 24 de abril de 2013

A obesidade pode estar associada à deficiência de vitamina D

Um estudo associou o Índice de Massa Corporal (IMC) elevado com baixos níveis de vitamina D, o que é muito relevante considerando o atual aumento da obesidade em todo o mundo.
Mais de 42.000 pessoas de 21 países participaram do estudo. Os pesquisadores tentaram identificar variações genéticas que poderiam estar envolvidas com o IMC e a vitamina D.
Com isso, os pesquisadores descobriram uma a associação entre o IMC elevado e o baixo teor de vitamina D entre todos os diferentes grupos demográficos. Perceberam que à cada 10% de aumento do IMC há uma queda de 4,2% das taxas de vitamina D.
Isso sugere que o IMC mais elevado pode de alguma forma contribuir para menores níveis de vitamina D no organismo, fornecendo evidências para o papel da obesidade como um possível fator de risco causal para o desenvolvimento da deficiência de vitamina D.
O dado revela a importância do monitoramento e medição dos níveis de vitamina D entre indivíduos obesos, lembrando que a vitamina D é essencial para a saúde óssea e está associada também com a prevenção de câncer, diabetes e hipertensão.
Isso tudo é muito importante... para quem pensa que a deficiência de nutrientes ocorre somente em casos de desnutrição e privação do consumo alimentar... hoje já podemos percerber que na obesidade também podemos encontrar deficiência de nutrientes! E isso provavelmente está relacionado com as influências adversas que o excesso de adiposidade possui sobre a saúde do nosso organismo...
Pois é, meus caros leitores, podemos perceber o enorme impacto que o nosso corpo como um todo sofre em condições de excesso de peso e de gordura corporal através de interações com o nosso metabolismo... a obesidade é somente “a ponta do iceberg” que estamos vendo no cenário atual... dentro dela muitas outras coisas estão contidas e vão se manifestando no nosso cotidiano, no cenário de saúde pública, nas pesquisas e nas doenças crônicas (diabetes, dislipidemia, doença cardiovascular, hipertensão...) que vemos se alastrar atualmente na população mundial!
Referência utilizada: Karani S. Vimaleswaran, Diane J. Berry, Chen Lu, Emmi Tikkanen, Stefan Pilz, Linda T. Hiraki, et al. "Causal Relationship between Obesity and Vitamin D Status: Bi-Directional Mendelian Randomization Analysis of Multiple Cohorts" PLOS Medicine February 2013 | Volume 10 | Issue 2 | e1001383

Nenhum comentário:

Postar um comentário