sábado, 13 de abril de 2013

Não consumir leite e derivados pode aumentar o risco de síndrome metabólica

A síndrome metabólica é um conjunto de várias anormalidades metabólicas que juntas potencializam o risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e outras doenças. Entre as anormalidades metabólicas envolvidas na síndrome metabólica destacam-se a intolerância à glicose (diabetes tipo 2, tolerância à glicose diminuída ou glicemia de jejum alterada), resistência à insulina, obesidade central, dislipidemia, hipertensão, dentre outros.
Uma pesquisa realizada entre universitários de idades variando de 18 a 25 anos mostrou que, os jovens que não consomem pelo menos as 3 porções recomendadas de produtos lácteos por dia têm 3 vezes mais chances de desenvolver síndrome metabólica, quando comparados aos que fazem o consumo de laticínios adequados.
Percebeu-se no estudo o dado alarmante de que somente 1 à cada 4 jovens consumiam a quantidade recomendada de laticínios ao dia.
O que se torna ainda mais alarmante é o fato de saber que ¾ da população estudada encontra-se em risco para o desenvolvimento da síndrome metabólica.
O estudo coletou informações de 339 universitários mexicanos, que preencheram um questionário de frequência alimentar e foram avaliados os fatores de risco da síndrome metabólica. A análise foi controlada por sexo, idade, história familiar de doença cardiovascular e diabetes tipo 2 e atividade física.
Embora os cientistas acreditem que os produtos lácteos sejam fator protetor contra a obesidade e os problemas de saúde que acompanham o “peso extra”, eles ainda não tem certeza sobre qual o mecanismo que faça com que isso aconteça... as hipóteses a serem estudadas em próximos estudos giram em torno do cálcio e das proteínas contidas no leite e seus derivados... contudo, as evidências sugerem que os produtos lácteos são eficazes em atingir e manter um peso saudável!
Por conta disso, destaco aqui também a importância do desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis ​​em todas as etapas da vida, inclusive nesta faixa etária... precisamos nos atentarmos mais à nossa alimentação de hoje para evitar efeitos indesejáveis no futuro... os jovens e adolescentes têm cada vez mais acessos aos produtos processados, embutidos, industrializados e esquecem de observar aspectos fundamentais na nossa alimentação...
O consumo de laticínios possui baixo custo e ao mesmo tempo contribui para a manutenção da saúde e para a diminuição do risco de doenças futuras...

Fica a dica de hoje: Tome leite e consuma também seus derivados adequadamente!
 
Referência utilizada: Michelle A. Mosley, Flavia C. D. Andrade, Celia Aradillas-Garcia, Margarita Teran-Garcia. Consumption of Dairy and Metabolic Syndrome Risk in a Convenient Sample of Mexican College Applicants. Food and Nutrition Sciences, 2013, 4, 56-65. doi:10.4236/fns.2013.41009

Nenhum comentário:

Postar um comentário