Gente... fala a verdade, quem é que não gosta de dormir...? Pois é... o melhor é que dormir também é importante para a saúde e ainda por cima faz bem até para o controle do peso, acreditam?
Isso foi confirmado através de um novo estudo liderado pela Universidade de Colorado nos EUA que divulgou
que quando as pessoas não dormem o suficiente tendem a comer mais, favorecendo o
ganho de peso.
Os pesquisadores descobriram que os voluntários que dormiram apenas
cinco horas por noite durante uma semana de trabalho ganhavam uma média de 0,8
kg de peso se tivessem acesso ilimitado à comida.
Já existe uma grande quantidade de evidências ligando o sono
insuficiente com a obesidade, mas na realidade sabemos pouco sobre como repetidas
noites de sono insuficiente podem afetar o balanço energético do nosso
organismo.
Em um outro estudo, verificou-se que, apesar do fato de ficar acordado
mais tempo requerer mais energia, as calorias extras consumidas pelas pessoas
que dormem pouco são mais do que as calorias extras queimadas. Estes
pesquisadores sugerem que incentivar as pessoas a dormirem de forma adequada (considerando não só o tempo, mas também a qualidade do sono)
poderia ajudar a combater a epidemia de obesidade, mas enfatizam o problema não
é tão simples, pois o sono extra por si só não vai levar à perda de peso, mas parece
que, de alguma forma, já pode ajudar a diminuir a chance disso acontecer.
Então, depois desse assunto, acho que é melhor aproveitarmos e tirarmos uma soneca e não ficarmos atacando a geladeira viu!
Bons sonhos aos meus queridos leitores!
Referência bibliográfica utilizada: Markwald, Edward L. Melanson, Mark R. Smith, Janine Higgins, Leigh Perreault, Robert H. Eckel, and Kenneth P. Wright, Jr. Impact of insufficient sleep on total daily energy expenditure, food intake, and weight gain. Proceedings of the National Academy of Sciences, published ahead of print 11 March 2013; DOI:10.1073/pnas.1216951110
Ótimo post, Josi!
ResponderExcluirA relação de privação de descanso e obesidade, apesar de obscura, sugere e muito que os hábitos de vida do indíviduo influenciam tanto quanto (ou até mais) o estado nutricional em relação aos hábitos alimentares.
Descobrir a real associação de sono e obesidade seria um grande passo. Acredito que tenha uma etiologia hormonal em jogo influenciando no uso da glicose e demais substratos... mas, que venham os estudos científicos para esclarecer!
Pela dúvida, melhor dormir mesmo as famosas 8 horas de descanso da beleza!
Com certeza Mari... também acredito que o metabolismo do nosso corpo ainda possui muitos mistérios e mecanismos a serem desvendados... essa possível associação que vc levantou provavelmente está interligada em todo este curioso processo... alguns trabalhos tem levantado hipóteses semelhantes às suas... isso tudo expande os nossos horizontes e nos faz perceber o quanto os hábitos de vida, além dos hábitos alimentares trazem impacto em nossa saúde como um todo e que a obesidade é somente a "pontinha do iceberg" que enxergamos como resultado da interação do ambiente com o nosso organismo...!
ResponderExcluirE, claro, as evidencias nos sugerem e a gente vai ter muita alegria em cumprir as recomendações de DORMIR!!!