domingo, 21 de abril de 2013

Um pouquinho sobre os pró e prebióticos

Todos nós temos bactérias vivendo em nosso intestino. Isso pode parecer ruim, mas não é! Essas bactérias são muito importantes para que as coisas funcionem bem dentro da gente... Estas bactérias que vivem no nosso intestino são "amigáveis", pois evitam a presença de bactérias ruins em nosso organismo. Essas bactérias que temos em nosso corpo também ajudam a fazer a vitamina K e a manter o sistema imunológico funcionando adequadamente.

Normalmente nós temos uma grande quantidade de bactérias “amigáveis” no nosso organismo. No entanto, a terapia antibiótica, o estresse e as más escolhas alimentares podem causar o que chamamos de Disbiose Intestinal, ou seja, o desequilíbrio na flora bacteriana, o que resulta no crescimento excessivo de bactérias ruins e leveduras.

Em um cenário de disbiose, os prebióticos e probióticos podem ajudar muito ao restaurarem o equilíbrio das bactérias no nosso trato digestivo...
Os probióticos são bactérias benéficas que podem ser encontrados em vários alimentos, ou na forma de suplementos dietéticos. Ao consumir probióticos, adicionamos bactérias saudáveis ​​no nosso trato intestinal. As cepas mais comumente encontradas incluem os Lactobacillos e Bifidobacterium, ambas famílias de bactérias.
As bactérias probióticas como os Lactobacilos são encontrados naturalmente em alimentos fermentados, como o iogurte. Alguns alimentos possuem a adicição de probióticos como ​​ingredientes, sendo especificada no rótulo das embalagens.
Já os prebióticos são alimentos não digeríveis que fazem o seu caminho através do nosso sistema digestivo e ajudam as bactérias boas a crescerem, ou seja, são os “combustíveis” para as nossas bactérias “amigáveis”. Desta forma, os prebióticos também ajudam a alimentar e manter nossa flora bacteriana saudável.
Os prebióticos vêm principalmente a partir de carboidratos chamados de oligossacarídeos. Os oligossacáridos não são digeridos e por isso permanecem no aparelho digestivo onde estimulam o crescimento de bactérias benéficas. As principais fontes de oligossacarídeos são as frutas, legumes e grãos integrais.

E aí pessoal...? Dá pra gente perceber o quanto somos integrados como um todo... e que tudo em equilíbrio faz tão bem para nosso organismo... até mesmo as bactérias são benéficas! Mas antes de sair por aí em busca desenfreada por pró e prebióticos consulte um profissional Nutricionista que avalie suas reais necessidades e prescreva seu uso de forma adequada!

Referências utilizadas:
Collins MD, Gibson GR. "Probiotics, prebiotics, and synbiotics: approaches for modulating the microbial ecology of the gut." Am J Clin Nutr. 1999 May;69(5):1052S-1057S.

Lamoureux L, Roy D, Gauthier SF. "Production of oligosaccharides in yogurt containing bifidobacteria and yogurt cultures." J Dairy Sci. 2002 May;85(5):1058-69.

Nenhum comentário:

Postar um comentário