sábado, 4 de maio de 2013

A Cerveja e sua relação com Nutrição e Saúde

Como assim...? A cerveja está relacionada com a nutrição e com a saúde?
 
A resposta é sim!
 
A cerveja é uma bebida amplamente consumida dentro do jeitinho brasileiro de ser. E, por ser uma bebida seus efeitos em nossa saúde são estudados também...
Atualmente, a cerveja é a 3ª bebida mais popular do mundo e a bebida alcoólica mais consumida no mundialmente.
Mas... beber cerveja é bom?
A resposta você deve imaginar...
O que a literatura cientifica nos sugere é que ela pode ser boa desde que consumida em quantidades MODERADAS!!!
Os principais ingredientes contidos na cerveja são o lúpulo, a levedura utilizada para a cerveja, a cevada e a malte. Desta forma, a cerveja é uma bebida produzida a partir da fermentação de cereais.
Como vocês sabem, existem diferentes estilos de cerveja e cada estilo tem características especificas. Mas, no geral, as cervejas são capazes de conter nutrientes como folato, niacina, magnésio e potássio.
Estudos revelam que beber 1 cerveja por dia pode estar associado com um menor risco de doença cardiovascular... e as hipóteses formuladas para isso são várias:
- O folato encontrado na cerveja pode ajudar a reduzir a homocisteína no sangue, proporcionando um menor risco de doença cardiovascular;
- Alguns componentes da cerveja, em estudos experimentais em camundongos, parecem reduzir os níveis de triglicérides e de LDL colesterol;
- Existem evidências de que beber 1 cerveja por dia reduz a coagulação sanguínea e, em estudos realizados com pacientes com doenças cardiovasculares que bebiam 1 cerveja por dia tiveram maior sobrevida.
MAS ATENÇÃO!
É claro que isso não quer dizer que se 1 cerveja por dia traz beneficios, duas ou mais serão ainda melhores... Isso NÃO é verdade!
Os estudos também revelam que beber mais do que 1 cerveja ou qualquer outra bebida alcoólica por dia pode colocar muito álcool em nosso organismo, o que gera vários malefícios à saúde.
O consumo excessivo de álcool tem sido associado a vários problemas de saúde, por isso a moderação é definitivamente a palavra chave no que diz respeito ao consumo de cerveja.
Os estudos também apontam que o beneficio encontrado ocorre somente quando se consome 1 cerveja por dia, mas não quando se acumula e se bebe todas as 7 cervejas da semana em um unico dia! Além disso, beber grandes quantidades em um único momento sobrecarrega o nosso organismo com o álcool ingerido.
A ingestão de grandes quantidades de cerveja está associada com a ocorrência de danos no fígado, com aumento no risco de doença cardiovascular, osteoporose, doenças pancreáticas e até mesmo alguns tipos de câncer.
Vale ressaltar aqui que os benefícios que os estudos encontram no consumo da cerveja provavelmente não tem nada a ver com o álcool que ela contém, tanto que estudos realizados com cervejas que possuem baixo teor alcoólico e com cervejas sem álcool mostraram oferecer efeitos similares na proteção cardiovascular.
Um outro aspecto é extremamente importante abordar...
TODOS OS BENEFÍCIOS associados ao consumo cerveja PODEM SER ENCONTRADOS EM UMA ALIMENTAÇÃO VARIADA E SAUDÁVEL!
Além disso, a cerveja não traz beneficios pra todo mundo... para algumas pessoas é importante ter cautela ao consumir este tipo de bebida. Isso vale para: mulheres grávidas ou que estão amamentando (pois mesmo pequenas quantidades de álcool podem prejudicar o desenvolvimento do bebê); pessoas com doenças no fígado, no pâncreas, pessoas com gota, diabéticos, pessoas que estão tomando alguns tipos de medicações.... enfim, na dúvida converse com seu nutricionista e com seu médico para que estes avaliem cada caso especificamente.
A dica de hoje é: Beba com MODERAÇÃO!
Referências utilizadas:
Mayer, O Jr, Simon, J, Rosolova, H. "A population study of the influence of beer consumption on folate and homocysteine concentrations." Eur J Clin Nutr. 2001 Jul;55(7):605-9.
Gorinstein S, Zemser M, Lichman I, Berebi A, Kleipfish A, Libman I, Trakhtenberg S, Caspi A. "Moderate beer consumption and the blood coagulation in patients with coronary artery disease." J Intern Med. 1997 Jan;241(1):47-51.
Lee SJ, Terkeltaub RA, Kavanaugh A. "Recent developments in diet and gout." Curr Opin Rheumatol. 2006 Mar;18(2):193-8.
Bassus S, Mahnel R, Scholz T, Wegert W, Westrup D, Kirchmaier CM. "Effect of dealcoholized beer (Bitburger Drive) consumption on hemostasis in humans." Alcohol Clin Exp Res. 2004 May;28(5):786-91.
de Lorimier AA. Alcohol, wine, and health. American Journal of Surgery. 2000; 180: 357 – 361.
P. Degrace et al. Moderate consumption of beer reduces liver triglycerides and aortic cholesterol deposit in LDLr−/− apoB100/100 mice. Atherosclerosis 2006; 189: 328–335.

Nenhum comentário:

Postar um comentário