terça-feira, 26 de março de 2013

Pesquisa recente mostra que gene associado à obesidade está relacionado ao melanoma maligno


Noticia fresquinha nesta tarde...

Um estudo realizado por especialistas do Cancer Research UK, na Universidade de Leeds, na Inglaterra foi publicado na revista Nature Genetics mostrando que um gene associado à obesidade está ligado ao melanoma maligno, um tipo de câncer de pele potencialmente fatal.

Os especialistas se reuniram e analisaram dados de amostras de tumor de mais de 13.000 pacientes com melanoma e cerca de 60.000 pacientes sem melanoma (grupo controle) de todo o mundo.

De acordo com os resultados obtidos pelo estudo os indivíduos com certas variações na sequência de DNA na região do do gene FTO podem ter uma maior probabilidade de desenvolver este tipo de melanoma.

Em 2010, pesquisadores do Conselho de Pesquisa Médica do Reino Unido, demonstraram que a hiperatividade deste gene FTO leva à obesidade.

Essas alterações na ação deste gene são associados com o IMC (índice de massa corporal), uma técnica utilizada para verificar o estado nutricional e observar se uma pessoa está dentro dos padrões de normalidade com relação ao seu peso e estatura. As pessoas com IMC elevado podem ter um risco aumentado para uma série de doenças, tais como doença renal, diabetes tipo 2, câncer e uma série de outros problemas.

O presente estudo, no entanto, é o primeiro a demonstrar que o gene  FTO desempenha um papel no desenvolvimento do melanoma, uma doença que por si só não está diretamente associada com a obesidade e o IMC.

Esta pesquisa sugere que o gene FTO desempenha uma parte mais ampla do conceito que os especialistas tem de que diferentes áreas de um mesmo gene podem estar ligadas a uma série de doenças.

Estas descobertas podem fornecer novos alvos para o desenvolvimento de medicamentos para tratar o melanoma e para entendermos um pouco mais a complexidade que existe dentro do material genetico de nossas células.

Referência bibliográfica utilizada: Mark M Iles, Matthew H Law, Simon N Stacey, Jiali Han, Shenying Fang, Ruth Pfeiffer, Mark Harland, Stuart MacGregor, John C Taylor, Katja K Aben, Lars A Akslen, Marie-Françoise Avril, Esther Azizi, Bert Bakker, Kristrun R Benediktsdottir, Wilma Bergman, Giovanna Bianchi Scarrà, Kevin M Brown, Donato Calista, Valérie Chaudru, Maria Concetta Fargnoli, Anne E Cust, Florence Demenais, Anne C de Waal, Tadeusz Dębniak et alA variant in FTO shows association with melanoma risk not due to BMI. Nature Genetics 3 March 2013; doi:10.1038/ng.2571

Nenhum comentário:

Postar um comentário