sábado, 30 de março de 2013

A realidade além das bebidas açucaradas....

Nas últimas décadas, o consumo de bebidas açucaradas (como os refrigerantes, sucos, leites achocolatados, bebidas energéticas, etc....) aumentou bastante, causando preocupação principalmente na população infantil que tem um elevado consumo destas bebidas....... afinal, a literatura cientifica sugere que o maior consumo delas tem sido relacionado com uma elevada ingestão calórica ao longo do dia alimentar.
 
E, talvez, não estejamos errados ao pensar assim...
 
Um novo estudo do Departamento de Nutrição da Universidade de Carolina do Norte que analisou um dia alimentar de 10.955 crianças e adolescentes de 2 a 18 anos encontrou que essas bebidas açucaradas são os principais fatores responsáveis ​​pela maior ingestão calórica de crianças que as consomem quando comparadas com as crianças que não realizaram este consumo. Além disso, este estudo também encontrou que o consumo dessas bebidas também está relacionado com uma menor ingestão de alimentos saudáveis.
 
Os pesquisadores analisaram os resultados da amostra de 10.955 crianças e adolescentes em 3 grupos de faixas etárias distintas: 2 a 5 anos, 6 a 11 anos e 12 a 18 anos. Desta forma, nos grupos de crianças de 2 a 5 anos e de 6 a 11 anos, eles perceberam que, quando compararam as crianças que consumiam bebidas açucaradas com as que não consumiam estas bebidas, a quantidade total de bebidas não açucaradas ingeridas ao longo do dia não foi diferente entre essas crianças. Isso mostra que o fato das crianças consumirem bebidas açucaradas não as deixou "saciadas" o suficiente, de tal forma que além destas bebidas, elas continuaram sentindo a necessidade e também consumindo as outras bebidas não açucaradas ao longo do dia.
 
Eles perceberam também que, nestas faixas etárias, as bebidas açucaradas foram responsáveis ​​pelo maior consumo calórico ao longo do dia entre as crianças que faziam uso dessas bebidas, isso porque, além de consumirem estas bebidas que possuem elevado teor energético, também possuíam a ingestão de alimentos aumentada.
 
Ao analisarem o grupo de crianças e adolescentes com idade de 12 a 18 anos, o estudo encontrou que aqueles que consumiam bebidas açucaradas possuíam um maior consumo de alimentos altamente energéticos (como, por exemplo, pizza, hambúrgueres, batatas fritas e salgados) e uma menor ingestão de bebidas não açucaradas (tais como, leite e suco de frutas naturais). Além disso, em crianças e adolescentes que ingeriam mais de 500 kcal somente em bebidas açucaradas, percebeu-se que tanto os alimentos altamente energéticos quanto as próprias bebidas açucaradas ingeridas contribuíram para maior ingestão calórica ao final do dia.
 
Com todas estas informações obtidas pelo estudo, detectou-se que em todos os grupos etários analisados, a densidade energética dos alimentos consumidos era maior entre os indivíduos com maior ingestão de bebidas açucaradas. Estes dados sugerem que o maior consumo de bebidas açucaradas é associado com o maior consumo de alimentos com conteúdo calórico elevado.
 
Isso é preocupante porque muitos alimentos que estão relacionados a um maior consumo das bebidas açucaradas (por exemplo, pizza, bolos, biscoitos, tortas, batatas fritas e doces) além de possuírem alto valor energético, também são fontes ricas em gorduras e pobre em nutrientes (como vitaminas e minerais) que as crianças e adolescentes necessitam para crescerem e se desenvolverem de forma adequada.

Isso me deixa bastante angustiada, pois como Nutricionista, me deparo frequentemente com crianças que desde pequeninas possuem tais hábitos.... cada vez mais vejo crianças comendo pacotes de bolachas, salgadinhos.... tomando refrigerante como se fosse água.... mães que colocam na própria mamadeira da criança estas bebidas..... deixando as frutas de lado.... dando batata frita todos os dias ao invés de uma salada colorida e divertida no prato de seus filhos.....
 
Tais hábitos podem à longo prazo evoluir com sobrepeso e obesidade e, associado a isto, doenças como diabetes, hipertensão, dislipidemia, etc....... doenças que diminuem a qualidade de vida destas inocentes crianças ... doenças que PODEMOS e DEVEMOS evitar! Não precisamos proibir estes alimentos ou extingui-los da alimentação, mas precisamos ser cautelosos ao apresentar estes alimentos para nossas crianças e ao deixá-los de forma livre e ilimitada à disposição delas........ Precisamos lembrar que, acima de tudo, temos o papel de orientar e assegurar que nossas crianças possam se desenvolver de forma saudável e possam exercer de forma plena a sua QUALIDADE DE VIDA!

Referência Bibliográfica: Mathias KC, Slining MM, Popkin BM. Foods and beverages associated with higher intake of sugar-sweetened beverages. Am J Prev Med. 2013 Apr;44(4):351-7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário