terça-feira, 20 de agosto de 2013

Ensinando bons hábitos...

Recentemente a alimentação escolar tem tido maior atenção no nosso país, em que com o objetivo de combater a obesidade infantil, o Senado aprovou um projeto que proíbe a venda de alimentos com baixo valor nutricional ou ricos em gordura e sódio nas cantinas escolares.

"Puxando o gancho” neste assunto, resolvi trazer os resultados de pesquisadores suecos que, em estudo recente, avaliaram o impacto dos professores realizarem refeições junto com as crianças na escola. 


Na Suécia, essa prática tem sido conhecida como "refeições pedagógicas", pelo fato destas refeições contribuírem para que as crianças possam aprender, além das matérias escolares, a terem hábitos alimentares mais saudáveis. No estudo realizado, os pesquisadores queriam observar como os professores interagiam com as crianças durante as refeições, a fim de entenderem melhor como essa prática traz impacto na alimentação das crianças.

Os resultados foram muito interessantes! Eles mostraram que as crianças são educadas de várias maneiras durante as refeições e os professores nestas ocasiões podem gerar ensinamentos importantes sobre alimentação saudável, encorajando as crianças a se alimentarem melhor.

Com ousadia, quero aproveitar este estudo e extrapolar estes dados para nós, os “professores caseiros” de muitas crianças que vivem ao nosso redor.

Quais são os valores, os sabores e os alimentos que incentivamos as nossas crianças a conhecerem e a integrarem em seus hábitos alimentares?

As crianças aprendem conosco, com nossos hábitos de vida... como ela vai conhecer o sabor de uma verdura, uma fruta ou de um legume se ninguém trazer isso para a realidade dela? Infelizmente, vai ser muito difícil isso chegar à ela pela TV, pelos amiguinhos, internet ou celular... na verdade esses veículos muitas vezes informam aquilo que é fácil de ver, comprar e que é atrativo para as nossas crianças... as balas, os doces, os salgadinhos, os biscoitos.... enfim, alimentos que podem ser consumidos, mas que não substituem a riqueza e o valor nutricional encontrados em tantos outros alimentos (como as frutas, verduras, legumes, grãos, leguminosas, laticínios...) que vão realmente contribuir para o crescimento e desenvolvimento saudável de nossas crianças!

Por isso o post de hoje é para refletir... quais hábitos estamos reproduzindo e ensinando?
 
Que tipo de professor você anda sendo?
 
 
Referência utilizada: Christine Persson Osowski, PhD, Helen Göranzon, PhD, Christina Fjellström, PhD. Teachers’ Interaction With Children in the School Meal Situation: The Example of Pedagogic Meals in Sweden. Journal of Nutrition Education and Behavior. published online 13 June 2013. doi:10.1016/j.jneb.2013.02.008 

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